Categorias

Cabo submarino do Google irá ligar São Paulo ao Rio de Janeiro

O Google anunciou nessa terça-feira a instalação de um cabo submarino de fibra ótica para transmissão de dados ligando os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Desenvolvido em parceria com a Padtec, de Campinas, e usando tecnologia nacional, o cabo de 390 quilômetros de extensão pretende aumentar a qualidade da transmissão de dados no país.

O cabo fará a ligação entre a Praia da Macumba, no litoral do Rio de Janeiro, e a Praia Grande, na Baixada Santista, em São Paulo. Para o gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de Internet para a América Latina do Google, Cristian Ramos, o projeto vai “ampliar a infraestrutura digital na América do Sul, tornando a transmissão de dados mais eficiente, veloz e segura”.

cabo-submarinoDe acordo com o comunicado oficial do Google, a iniciativa marca “a entrada do Brasil no mercado global de repetidores e cabos oceânicos de dados”. O projeto foi batizado de JÚNIOR, em tributo ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), e entrará em operação a partir de 2017.

JÚNIOR irá fazer parte de uma infraestrutura em desenvolvimento, que conta com o MONET, um cabo de 10 mil quilômetros que conectará Boca Raton, no estado americano da Flórida, a duas importantes cidades no litoral brasileiro, Fortaleza e Santos; e o TANNAT, que se estenderá por 2 mil quilômetros de Santos até Maldonado, no Uruguai. Segundo o Google, “a demanda no Brasil por soluções digitais rápidas e confiáveis não para de crescer. Juntos, estes três cabos vão ajudar a suprir essa demanda”.