Até o Ministério da Saúde está aproveitando a Campus Party para lançar seu próprio aplicativo. O E-SUS Samu vai permitir que usuários de todo o Brasil façam pedidos de atendimento diretamente de seus smartphones.
O sistema é ligado ao Facebook e utiliza dados disponíveis na rede social, como sexo, idade e até mesmo localização. O usuário ainda pode cadastrar outras informações extras, como seu plano de saúde ou se deseja doar órgãos.
Integrado ao aplicativo Waze, que mostra mapas de trânsito e rotas opcionais, o E-SUS Samu pretende, com isso, diminuir o tempo de chegada da ambulância. Assim, durante a espera, o paciente poderá acompanhar o trajeto do veículo e saber em quanto tempo ele chegará ao local.
O ministério também acredita que o app irá diminuir a quantidade de trotes já que a identificação do usuário é muito mais fácil e evidente. O sistema também avaliará se o perfil do usuário no Facebook é real ou falso, o que ajudará a eliminar pedidos feitos por contas fakes.
O serviço ainda terá versões em inglês, espanhol, francês e alemão para turistas e deve ser disponibilizado totalmente em março, quando acontece o carnaval. Ele terá versões para Android e iOS. Você já pode conferir um pouco sobre o app aqui.
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, esteve na Campus Party durante o anúncio e ainda lançou aos campuseiros um desafio: que eles conheçam, compartilhem e ajudem a melhorar o E-SUS Samu.