Categorias

Canadá vai ganhar primeiro caixa eletrônico de bitcoins

Máquina estará disponível ao lado de uma cafeteria, em Vancouver
Máquina estará disponível ao lado de uma cafeteria, em Vancouver

A partir de amanhã, a moeda virtual bitcoin vai ganhar seu primeiro caixa eletrônico. A máquina será fabricada pela Robocoin, e será instalada em Vancouver, no Canadá.  A proposta é a de realizar a troca das moedas virtuais por dinheiro, e vice-e-versa.

A moeda virtual é vista como uma alternativa para aqueles que não querem ue seu dinheiro seja controlado por bancos ou pelo governo. A estrutura do bitcoin é descentralizada em uma rede de computadores, mantidos por entusiastas do programa, que produzem novas moedas e também verificam e registram transações financeiras que são criptografadas e anônimas.

Os caixas da Robocoin vão funcionar com leitura biométrica. O aparelho vai escanear a palma da mão do usuário, para assegurar que múltiplos depósitos não sejam feitos, e também, para evitar lavagem de dinheiro.

Os depósitos serão limitados a uma quantia diária de 3 mil dólares canadenses. O dinheiro é trocado em tempo real, e transferido para a carteira virtual do usuário. Depois de completar a transação, o usuário recebe um Q Code na tela da máquina e um recibo.

Em um primeiro momento, a Robocoin vai operar apenas no Canadá e nos EUA, mas a companhia disse que já recebeu pedidos de países como Austrália, Irlanda, Filipinas e Tailândia.

Cada máquina tem um custo de US$ 20 mil. O primeiro modelo vai ser instalado perto de uma cafeteria, no centro de Vancouver.