Um dos geeks mais famosos da internet, o engenheiro Benjamin Heckendorn, tem um programa que rola na rede The Ben Heck Show em que apresenta diversos tipos de modificações de aparelhos. Em seu episódio mais recente, ele apresentou um carregador de celulares que funciona com energia cinética. O carregador pode ser montado por qualquer um, em casa.
O hacker, mais conhecido como Ben Heck, é famoso por suas modificações, ou modding e tem como sucessos criações como o notebook feito com um PS3 (goo.gl/fbuPJ). Desta vez ele decidiu agradar os donos de smartphones e, principalmente, de Androids que, segundo ele, consomem a bateria rapidamente.
Para fazer seu carregador, Heck utilizou o princípio por trás de lanternas que funcionam com um pequeno gerador de energia interno, impulsionado por uma manivela girada pelo usuário. Utilizando este tipo de tecnologia, o pequeno gerador consegue produzir facilmente 5 V de energia, o suficiente para um conector microUSB, segundo ele.
O Crunch Gear (goo.gl/aL80S) apresenta o vídeo do episódio do programa de Heck em que ele ensina a fazer o carregador de celular. Mesmo para quem não pretende fazer um para si mesmo, vale a pena conferir.
Primeiramente, ele mostra que seu sistema funciona, carregando a bateria de seu Android girando a manivela do dispositivo. Só fazendo isso, já seria uma maneira fantástica de carregar os gadgets. Mas Heck decidiu ir mais longe e fez uma adaptação para que o dispositivo funcione com o movimento das pernas ao andar, para que o processo fique mais natural. De início não deu certo, já que ele conseguiu apenas cerca de 2,5 V, mas ele espera consertar isso em breve.
O melhor de tudo, é que o sistema todo sai por menos de U$ 10, ou cerca de R$ 17. Vídeos de outros episódios do The Ben Heck Show podem ser vistos na página Element 14, pelo link goo.gl/y6WRo, onde os interessados podem inclusive concorrer a um carregador feito por Heck.
Com informações de Geek.