Categorias

Carro autônomo da Nvidia aprende analisando vídeos de motoristas reais

A Nvidia revelou que sua tecnologia de carro autônomo é capaz de aprender apenas analisando vídeos de motoristas reais.

A rede neural desenvolvida pela empresa consegue assimilar a forma como se dirige ao observar filmagens do mesmo trajeto percorrido por motoristas humanos no volante.

Essa facilidade permite que o sistema do carro autônomo criado pela Nvidia consiga aprender exigindo menos programação por parte dos seus desenvolvedores. A Inteligência Artificial foi habilitada a se ensinar sozinha, vendo vídeos, e se preparar para diversas situações que podem acontecer em um cenário de trânsito autêntico, sem que fosse necessária a programação separada para cada eventualidade.

nvidia-car

De acordo com a empresa, o resultado é um sistema mais robusto e com menor custo de desenvolvimento. “Com o mínimo de dados treinamento de humanos, o sistema aprende a dirigir no tráfego em estradas locais com ou sem a marcação de pista e em rodovias. Ele também opera em áreas com informações visuais nada claras, como em pátios de estacionamento e em estradas sem pavimentação”, afirma o artigo científico publicado pela Nvidia.

O projeto, batizado de DARPA Autonomous Vehicle 2 (ou DAVE 2), recebeu 72 horas de filmagens de um motorista humano de testes transitando por diversos tipos de estradas e rodovias, em diferentes condições climáticas e de iluminação. As gravações foram analisadas pelo algoritmo e, em seguida, a Inteligência Artificial foi testada em um simulador. Satisfeitos com os resultados, os pesquisadores da Nvidia levaram DAVE 2 para rodar em estradas públicas próximas às suas instalações, novamente com sucesso.