Categorias

Casa de gelo impressa em 3D pode ser usada pela NASA em Marte

Se os seres humanos chegarem a Marte, eles devem viver em casas feitas de gelo.

Em agosto, a NASA lançou um concurso para a criação de espaços impressos em 3D que poderiam ser usados como casas em Marte. Agora, a agência espacial selecionou os três vencedores da primeira fase do concurso.

Os participantes no concurso foram convidados a conceber uma base para quatro astronautas usando técnicas de impressão 3D e materiais encontrados em Marte.

A vencedora foi a Casa de Gelo, que recebeu um prêmio de US$ 25 mil da NASA e de patrocinadores.

casa-de-gelo

O conceito da casa propõe basicamente a utilização da água de Marte, que muitos pensavam só existir na forma de gelo até o início desta semana. Dentro do habitat, que tem vários níveis, espaços privados e comunais são fornecidos, bem como instalações com uma plantação e jardim para oferecer oxigênio e alimentos para a tripulação.

casa-de-gelo2

A fim de proteger a estrutura de gelo, uma membrana de plástico EFTE reforçado com Dyneema, fabricado na Terra em 3D e implantado pela sonda Mars, faria o revestimento exterior. Uma atmosfera interior artificial com maior pressão iria ajudar a impedir que o gelo derretesse também.

casa-de-gelo3

“Essas equipes não foram apenas imaginativas e artísticas com suas propostas, eles também levaram realmente em consideração as funcionalidades de vida que nossos exploradores espaciais futuros precisarão em um habitat longe da Terra,” disse o gerente da Centennial Challenges Program, Monsi Roman.

A NASA também anunciou as equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar: A equipe Gamma conquistou o segundo lugar com um habitat construído com rochas ao redor de um hub inflável; enquanto o lar de lava basáltica do time LavaHive ganhou o terceiro lugar.

teasm-gamma-lavahive

Faltam mais duas fases da competição, na segunda as equipes terão de provar que suas tecnologias para construir um habitat em Marte são viáveis, enquanto a final vai colocar suas teorias à prova no mundo real com um projeto construído aqui na Terra.