Categorias

Caso PRISM: Especialistas afirmam que brasileiros podem ter sido espionados

Agência de Segurança vem espionando internautas

Embora o caso PRISM esteja gerando polêmica, parece que a coleta de dados feita pela Agência Secreta Nacional não tem nada de ilegal, pelo menos não nos Estados Unidos. De acordo com especialistas, o projeto secreto está dentro do procedimento legislativo do país, mas pode infringir leis de outros lugares. 

O problema real está no fato de que os Estados Unidos coletam informações de quem vive fora do país, já que as gigantes da internet citadas como fontes dos dados não atendem apenas a usuários norte-americanos. Advogados estão explicando que, como os serviços envolvidos são usados por pessoas do mundo inteiro, as leis também mudam e a ação do PRISM se torna ilegal. 

A ação pode até mesmo sobrar para o Brasil: especialistas em internet estão afirmando que os brasileiros que acessaram sites como Google, Facebook ou qualquer outra plataforma monitorada pelo governo, podem sim, ter sido vítimas de espionagem. Mas, para alguns, essa preocupação deve acabar sendo esquecida e passar. O máximo que deve acontecer é que, em casos extremos, usuários abandonem algumas das plataformas, mas apenas uma pequena parcela deve realmente fazer isso.

A denúncia do esquema se tornou um assunto de preocupação internacional e especialistas alegam que até mesmo a União Europeia teria conhecimento do esquema. O caso se tornou tão grande que algumas empresas, como a Mozilla e o Reddit, até se uniram para tentar impedir que o governo espione seus clientes.