Uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft e pela Serasa permite incluir classificações em certificados digitais.
Segundo o gerente de certificação da Serasa, Igor Rocha, a tecnologia desenvolvida pelas duas empresas permite conferir diferentes atributos a uma certificação já existente.
Assim, uma empresa pode, por exemplo, conferir diferentes autorizações para seus executivos assinarem documentos eletrônicos.
Um diretor pode, por exemplo, assinar contratos de câmbio até determinado valor e um gerente ser autorizado a realizar operações de compra e venda de insumos somente até determinado valor ou com determinadas empresas.
No momento da assinatura eletrônica, a tecnologia checa os atributos daquela certificação e autoriza ou não a operação.
Segundo Roberto Prado, gerente de estratégias da Microsoft, a companhia usou a plataforma .net para desenvolver a tecnologia, que gera arquivos com extensão Open XML.
Todo o código da tecnologia está disponível no site https://www.codeplex.com/, à disposição dos desenvolvedores, diz Prado.
O Certificado de Atributo Digital (CAD) será apresentado pela Microsoft e Serasa ao grupo do ICP Brasil e ao Instituto de Tecnologia da Informação. A expectativa das empresas é que estes organismos regulamentem o uso da tecnologia até 2008, conferindo valor jurídico ao CAD.
Com o CAD, a expectativa da Microsoft e Serasa é ampliar o uso de documentos eletrônicos no país e automatizar o fluxo destas operações.
Com informações de INFO Online.