Categorias

CES 2016: Edward Snowden comparece com robô de telepresença

O delator Edward Snowden, que denunciou os esquemas de espionagem e monitoramento da NSA, não pode pisar em solo americano ou será preso imediatamente. Mas ele deu um jeito de comparecer na CES 2016, em Las Vegas.

Usando um robô de telepresença, o ex-espião foi a estrela do estande da empresa Suitable Technologies, se comunicando com os visitantes e circulando pelo salão.

O dispositivo chamado de Suitable’s Beam consiste de uma tela onde aparece o rosto do usuário e uma estrutura com rodas que é controlada remotamente. Equipado com câmeras e microfones, o robô permitiu que Snowden interagisse com os visitantes que estavam presentes no evento, sem comprometer sua segurança.

snowden-ces-2016

Nas palavras do informante, “esse é o poder do Beam, ou, em um sentido mais amplo, o poder da tecnologia. O FBI não pode prender um robô”. Essa não foi a primeira vez que Snowden utilizou o recurso para participar de eventos nos Estados Unidos. Em 2014, ele “compareceu” ao TED usando outro robô de telepresença.

Segundo um representante legal de Edward Snowden, a ação não foi publicitária e a Suitable Technologies não ofereceu nenhuma compensação financeira pelo uso do robô.