Vênus pode estar mais perto da Terra, mas isso não significa que seja mais fácil de explorar do que Marte: Para começar, a superfície do planeta tem a pressão de 92 atmosferas da Terra e suas temperaturas podem chegar a mais de 500 graus, calor usado para derreter chumbo. Mas dois cientistas da Nasa, Dale Arney e Chris Jones, estão pensando em deixar sua superfície de lado e focar em suas nuvens, de acordo com um relatório da IEEE Spectrum.
Os cientistas dizem que a atmosfera de Vênus, se explorada por uma aeronave, pode ser mais hospitaleira para missões humanas.
Cerca de 50 km acima da superfície de Vênus, a gravidade é apenas um pouco menor do que a da Terra, e a pressão atmosférica é a mesma coisa. Além do mais, Vênus é melhor protegida da radiação do que Marte – a exposição à radiação na atmosfera de Vênus seria “mais ou menos como se você estivesse no Canadá”, disse Arney.
O veículo projetado para explorar a atmosfera é um dirigível cheio de hélio, que funciona com energia solar. A ideia consiste em enviar uma versão robótica, seguido por uma versão maior com tripulação.
A ideia é atraente em parte porque o planeta está mais próximo, mas também porque poderia fornecer experiência com a tecnologia que seria necessária para levar humanos até Marte: habitats para os tripulantes, processamento de dióxido de carbono e outras coisas necessárias para permitir que os astronautas sobrevivam a uma viagem para outro planeta.
“É a chance de simular, se quiserem, uma ida até Marte”, finalizou Jones.