Codigo
Categorias

CodePlex da Microsoft será fechado em Dezembro

Mais de dez anos depois de sua criação, o repositório open source CodePlex da Microsoft será fechado a partir de 15 de Dezembro.

A Microsoft está migrando todos os seus principais projetos para o GitHub, que acabou se tornando o principal portal para a comunidade do código aberto e o CodePlex perdeu relevância.

“Ao longo dos anos, nós vimos muitas opções maravilhosas indo e vindo, mas a essa altura, o GitHub é o local de fato para o compartilhamento de open source e a maioria dos projetos open source migraram para lá”, admitiu Brian Harry, Vice-Presidente da Microsoft para serviços de desenvolvimento de nuvem. Novos projetos não podem mais serem criados no CodePlex e os poucos desenvolvedores que ainda estão hospedando seus projetos no repositório estão sendo instruídos a migrar para o GitHub.

Criado em 2006, o CodePlex foi um marco de uma guinada na Microsoft: após anos batendo de frente com a comunidade do código aberto, a empresa passou a abraçar a causa em várias frentes. No auge de sua popularidade, em 2012, o site chegou a hospedar mais de 28 mil projetos. Atualmente, de acordo com Harry, há menos de 350 projetos ainda hospedados no CodePlex. Iniciativas de peso da Microsoft como Visual Studio Code, TypeScript, e o .Net open source, já estão no GitHub há muito tempo.

Antes do encerramento total das atividades em Dezembro, a Microsoft irá arquivar o acervo do CodePlex que não tiver sido migrado e esse conteúdo continuará sendo acessível a médio prazo para os interessados.