Categorias

Coletivo hacker inicia leilão de ferramentas que teriam sido roubadas da elite da NSA

Parece um roteiro de filme de Hollywood, mas um coletivo hacker alega ter roubado ferramentas da elite da NSA e está agora leiloando o material.

O grupo intitulado Shadow Brokers, até então desconhecido, afirma ter atacado a divisão secreta Equation Group, que reúne a elite de hackers que trabalham para o departamento de segurança nacional dos Estados Unidos.

Verdade ou ficção? O nome do coletivo parece ter sido inspirado pelo Shadow Broker, o mais alto líder de uma organização de criminosos cibernéticos que negocia informações a alto preço no universo ficcional da franquia espacial Mass Effect. A descrição parece se encaixar como uma luva nas intenções do grupo, que adota afirmações dramáticas em um inglês gramaticalmente confuso para alardear suas façanhas.

Em um dos comunicados o Shadow Brokers declara: “Nós seguimos o tráfego do Equation Group. Nós encontramos a fonte do Equation Grouop. Nós hackeamos o Equation Group. Nós encontramos muitas armas cibernéticas do Equation Group (…) Vocês aproveitam!!! Vocês quebram muitas coisas”, sugerindo que o lote de ferramentas leiloado pode ser utilizado pela comunidade hacker para invasões.

Embora o Equation Group seja real, e seja considerado atualmente uma das maiores potências em termos de guerra eletrônica e espionagem, a opinião dos especialistas sobre a existência do Shadow Brokers e a legitimidade do seu leilão são questionáveis.

Uma amostra dos programas disponíveis no lote foi liberada para confirmar a autenticidade do material e, no parecer de alguns analistas de segurança, os exploits são reais. Em contrapartida, outros analistas apontaram para a idade de algumas das falhas de segurança exploradas, o que não necessariamente invalida sua utilidade. Outras pistas indicam a procedência dos arquivos e há quem diga que se for uma fraude, é uma fraude muito bem elaborada. Há rumores de que a NSA está incomodada com o vazamento.

O lance inicial para o lote de ferramentas com cerca de 131MB eram absurdos um milhão de bitcoins, quase dois bilhões de reais na cotação atual, mas o preço foi caindo com o tempo. A intenção do Shadow Brokers é liberar o conteúdo gratuitamente para todo mundo, se alguém pagar a quantia desejada.

Desde o anúncio do leilão e as primeiras mensagens nas redes sociais, o grupo retornou para as sombras.