Categorias

Comentário no Facebook Pode Provocar Demissão

Cuidado com o que você escreve!
A professora primária americana Jennifer O’Brien pode perder seu emprego devido a um comentário negativo sobre seus estudantes postado em seu Facebook. Frustrada com o comportamento das crianças, ela escreveu: “Eu não sou uma professora – sou uma carcereira de futuros criminosos”. A juíza administrativa Ellen Bass determinou a demissão da professora e classificou seu comentário como “indesculpável”.

O’Brien alega ter feito o comentário após ter sua aula interrompida diversas vezes, ter sido agredida por um dos alunos e ter dinheiro furtado de sua carteira por outro. A professora compartilhou o desabafo com 333 amigos no Facebook, que repassaram para outros amigos, que passaram adiante. O resultado foi uma grande quantidade de pais de alunos exigindo da escola a remoção de seus filhos das aulas de O’Brien.

Segundo a juíza Bass, a professora teria demonstrado uma completa falta de sensibilidade para o mundo em que seus alunos vivem. A direção da escola afastou a profissional provisoriamente. Em declaração oficial, a escola justifica o afastamento: “Você não pode simplesmente demitir alguém pelo o que a pessoa escreve no Facebook; mas se isto se alastra e afeta a sala de aula, então é preciso tomar uma atitude”.

A escola tem agora 45 dias para aceitar, recusar ou modificar a determinação da juíza. O’Brien se recusa a fazer declarações públicas, mas seu advogado avisou que irá recorrer da decisão. Na opinião da defesa, “se você está preocupado com as crianças, você está preocupado com o que acontece na sala de aula, não em policiar os comentários privados de seu empregado com outras pessoas”.

.