Categorias

Comércio eletrônico bate recorde no Brasil no primeiro semestre

O comércio eletrônico no Brasil começou 2017 com resultados impressionantes e batendo um recorde histórico de volume de compras.

Segundo um levantamento realizado pela consultoria Ebit, o número de pedidos realizados por brasileiros em lojas online ultrapassou a marca de 50 milhões em um primeiro semestre pela primeira vez na História.

Apesar da crise econômica, as vendas no e-commerce abriram o ano de vento em popa, apresentando um  crescimento de 7.5% em relação ao mesmo período no ano passado e movimentando cerca de R$ 21 bilhões. Para Pedro Guasti, presidente executivo da Ebit, esses números são reflexos de dois fatores: a reação da economia brasileira com as reformas realizadas ou anunciadas pelo governo e a deflação que aconteceu no país nos últimos doze meses.

O fenômeno da queda dos preços foi observado também pelo Buscapé, que agrega preços e promoções do varejo eletrônico no Brasil. De acordo com os dados coletados no período que foi de Junho de 2016 a Junho de 2017, foi registrada uma redução média de 5.38% nos preços dos produtos vendidos online.

Outra boa explicação para o crescimento do comércio eletrônico no primeiro semestre desse ano pode ser o aumento astronômico no volume de novos consumidores. Segundo o Ebit, houve um aumento de 10.3% no número de pessoas que realizam compras online, chegando a 25.5 milhões de usuários no período.

A expectativa do setor é ainda mais otimista para o segundo semestre. Com eventos como Dia das Crianças, Black Friday e Natal no horizonte, onde acontece uma explosão de consumo, a estimativa de crescimento do Ebit é de 12 a 15% no período, acumulando um crescimento total de cerca de 10% para o ano.