Categorias

Comissão Europeia abre investigação contra o Android

A Comissão Europeia vem analisando o Android há quase três anos já e agora está pronta para começar uma investigação oficial sobre alegações de que o Google estaria colocando apps no sistema de forma injusta.

Serviços e aplicativos do Google como Maps, Chrome e YouTube na maioria das vezes ficam em um conjunto pré-instalado em dispositivos Android, e concorrentes se queixaram de que isso está dando ao Google uma vantagem injusta.

“A investigação incidirá sobre se o Google entrou em acordos anticoncorrenciais ou abusa de uma eventual posição dominante no campo de sistemas operacionais, aplicativos e serviços para dispositivos móveis inteligentes”, explicou a Comissão.

android-lollipop

 

Segundo a organização, a investigação focará em três pontos:

1. Se o Google tem dificultado o desenvolvimento e acesso ao mercado de aplicativos e serviços rivais ao exigir ou incentivar fabricantes de smartphones e tablets que exclusivamente pré-instalem seus aplicativos e serviços.

2. Se a empresa tem impedido fabricantes de smartphones e tablets de criarem versões modificadas do Android que não rodem seus aplicativos e serviços.

3. E se seus aplicativos e serviços estão sendo agregados em dispositivos Android com outros aplicativos do Google, serviços ou APIs.

O vice-presidente de engenharia do Android, Hiroshi Lockheimer, respondeu à Comissão, argumentando que colocar todos os apps em um só lugar “ajuda os fabricantes de dispositivos Android a competirem com a Apple, Microsoft e outros ecossistemas móveis que já vêm pré-carregados com aplicativos semelhantes”, e que a prática também acontece em dispositivos iOS.

“Estamos ansiosos para discutir estas questões com mais detalhes com a Comissão Europeia ao longo dos próximos meses”, finalizou Lockheimer.