Categorias

Computador da Segunda Guerra Mundial está em exposição no Reino Unido

Computador WITCH, da 2ª Guerra, ainda funciona

O computador mais antigo do mundo, e que ainda funciona, foi revelado no Museu Nacional da Computação, no Reino Unido. O dispositivo era encarregado da encriptação e quebra de codificação de dados, e outras funções, que Alan Turing e outros cientistas desenvolveram na Segunda Guerra Mundial.

O computador, originalmente chamado de Harwell, atualmente é chamado de Instrumento para Ensinar Computação a partir de Harwell em Wolverhampton – Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell, abreviado para WITCH, no original – e foi incrementado em 1951. Entre 1952 e 1957, o computador foi utilizado apenas para pesquisas atômicas, e então foi doado para a Universidade de Wolverhampton, onde permaneceu em atividade até 1973.

Entre 1973 e 1997, ele ficou apenas exposto em um museu, localizado na cidade de Birmingham, e então, desapareceu em um depósito, apenas para ser descoberto em 2009. Nos últimos três anos, o WITCH foi restaurado, e agora está sendo exibido em Bletchley, e vem funcionando da mesma forma que a versão original.

Assista o vídeo do computador em funcionamento: