Categorias

Confira todas as novidades anunciadas para o Oculus Rift

O terceiro evento anual Oculus Connect revelou nessa quinta-feira uma quantidade fora do normal de novidades para a plataforma de Realidade Virtual.

Determinado a transformar o ecossistema do Oculus na próxima plataforma de computação, ninguém menos que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e dono da Oculus, subiu ao palco para anunciar o que vem por aí.

O executivo esteve presente ao vivo e dentro da Realidade Virtual para compartilhar os planos da empresa. Utilizando o Oculus Rift, Zuckerberg demonstrou em tempo real as novas capacidades do dispositivo, como videochamadas, chat com até outros oito usuários simultâneos, um jogo de xadrez e até mesmo um passeio submarino em companhia de tubarões. De acordo com o CEO, o Facebook irá investir mais 250 milhões de dólares na comunidade de desenvolvimento do Oculus para alavancar a tecnologia.

mark-zuckerberg-vr

Além disso, a empresa está disposta a reduzir significativamente as barreiras de entrada para a Realidade Virtual. Em um futuro próximo será lançada uma versão standalone do Oculus Rift, que dispensa a utilização de um computador ou de um smartphone para funcionar. Essa versão ainda não tem data para lançamento e foi realizada uma demonstração curta de como a plataforma pode evoluir nessa direção.

Enquanto o Oculus Rift independente não chega, será introduzida uma nova tecnologia de performance que irá minimizar o impacto do computador na experiência da Realidade Virtual. Inicialmente, o dispositivo necessitava de um computador de custo elevado para funcionar adequadamente, mas, em breve uma máquina de US$499 poderá se enquadrar dentro dos requisitos mínimos exigidos pelo sistema.

oculus-min-sys-specs

De acordo com o CEO da Oculus, Brendan Iribe, “Realidade Virtual no PC está agora mais acessível do que nunca. Dentro de anos, haverá centenas de laptops compatíveis com o Oculus”. No momento, a empresa já está certificando notebooks das marcas Alienware, Asus, Lenovo e Aorus (Gigabyte).

Em termos de conteúdo para a plataforma, foi anunciado que a Oculus fechou uma parceria com a Disney, para trazer suas principais propriedades intelectuais para a Realidade Virtual. Os usuários já terão acesso a essas experiências ainda esse ano. E em 2017, uma aliança com a Warner Bros trará um projeto integrado com o filme Blade Runner 2049, a aguardada continuação do clássico da ficção-científica, que já se encontra em fase final de produção.

oculus-touch

A partir de 6 Dezembro, finalmente chegará às lojas o controle Oculus Touch, por US$199. O controle deveria ter sido lançado junto com a plataforma, mas atrasou. Com ele, será possível ampliar significativamente a capacidade de interação com experiências de Realidade Virtual, principalmente jogos.

Entre os títulos já anunciados com suporte ao controle, estão Arktika 1, da 4A Games (Metro 2033 e Metro: Last Light); Lone Echo, da Ready at Dawn (The Order: 1886) e Robo Recall, da Epic Games (franquia Gears of War). Confira os trailers:

https://www.youtube.com/watch?v=9_PLFkenxPk