Cortana
Categorias

Conheça 10 previsões do Gartner para os próximos 5 anos

O filme De Volta Para O Futuro II pode ter errado em várias previsões, afinal era só entretenimento. Mas o que os analistas do grupo Gartner tem a dizer sobre a evolução da tecnologia até 2020?

Se depender das previsões dos especialistas, as máquinas inteligentes estão vindo para ficar e a Humanidade passará a conviver com mais e mais delas e teremos que nos acostumar.

Confira abaixo 10 projeções do futuro que aparecem em um relatório do Gartner publicado no início de Outubro:

  1. Até 2018, 20 por cento de todo conteúdo de negócios será gerado por máquinas. Esta previsão está relacionado ao uso cada vez maior de processos automáticos para gerar relatórios empresariais e textos técnicos.
  2. Seis bilhões de “coisas” conectadas irão precisar de suporte até 2018. É a Internet das Coisas e sua necessidade futura de atualizações e manutenção e a demanda de novos empregos que esse fator irá gerar.
  3. Até 2020, agentes autônomos de software fora do controle humano irão conduzir 5 por cento de todas as transações econômicas. No presente, essa já é a realidade na Bolsa de Valores de Wall Street, basicamente controlada por algoritmos. É apenas uma questão de tempo para a tendência se espalhar.
  4. 3 milhões de trabalhadores serão supervisionados por um chefe automatizado até 2018.

    robo

  5. Até o final de 2018, 20 por cento das chamadas casas inteligentes serão atingidas por “vandalismo digital”.
  6. Metade das empresas de crescimento mais rápido terão mais máquinas inteligentes do que pessoas até 2018.
  7. Até o final de 2018, assistentes virtuais serão capazes de reconhecer indivíduos pelo rosto ou voz em múltiplos canais. A tecnologia tanto para reconhecimento facial quanto de voz já existe, o espanto é porque ainda não foi integrada plenamente com os assistentes virtuais.

    Cortana

  8. 2 milhões de empregados até 2018 serão obrigados a vestir um monitor de saúde para serem contratados. A questão pode esbarrar em entraves éticos, mas certamente é uma fronteira que as empresas gostarão de explorar.
  9. Até 2020, agentes inteligentes irão facilitar 40% das interações móveis na era pós-aplicativos.
  10. Noventa e cinco por cento das falhas de segurança da nuvem serão provocadas por culpa dos usuários até 2020.