Categorias

Conheça as possíveis funcionalidades do novo navegador da Microsoft

O novo navegador da Microsoft ainda não foi revelado oficialmente mas fontes internas já vazaram quais seriam as funcionalidades que estariam presentes. Com o codinome Spartan, a ideia é acabar com a concorrência.

Spartan não é apenas mais um codinome que a Microsoft tirou da franquia campeã de vendas do Xbox, Halo. O novo navegador virá integrado com Cortana no Windows 10, da mesma forma que o supersoldado protagonista da série vinha integrado com a inteligência artificial homônima. A assistente digital da Microsoft irá substituir o Bing e seus serviços no navegador e poderá apresentar resultados customizados durante a navegação do usuário.

Uma outra funcionalidade do Spartan será sua capacidade de aceitar anotações pessoais em páginas web, que serão unificadas nos servidores do OneDrive e poderão ser compartilhadas entre usuários. Será possível escrever notas e até mesmo rabiscar desenhos que estarão disponíveis para amigos e membros de grupos em diferentes plataformas.

Spartan também trará um novo método para agrupamento de abas para melhor organização. Será possível por exemplo, dividir abas com conteúdo profissional de abas pessoais. Os usuários terão total liberdade para organizá-las como achar conveniente.

O novo navegador será único para diferentes plataformas, atendendo à proposta de unificação trazida pelo Windows 10. Ele também fará parte da Windows Store e poderá ser atualizado rapidamente, com o mesmo dinamismo já visto nos navegadores rivais.

Apesar de ser o navegador oficial do Windows 10, a Microsoft não tem planos para aposentar definitivamente o Internet Explorer e o antigo navegador também será oferecido junto com o sistema operacional para fins de retrocompatibilidade.