GimBall - Drone
Categorias

Conheça GimBall, o drone à prova de colisões para uso em buscas e resgates

Hoje em dia temos drones para tudo. Drones turistas, drones criminosos, drones ambulância, etc. Os pequenos veículos voadores estão cada vez mais em alta, e exemplos de utilização (bons e, infelizmente, ruins) não faltam.

Mas que dizer de uma espécie de “drone salva-vidas”? Ou melhor, de um drone que pode ser utilizado em desastres, em acidentes os mais variados, como uma ferramenta de busca e resgate? No mínimo muito bacana, não?

Pois é, o GimBall é um drone desenvolvido por uma empresa chamada Flyability. A empresa, com sua “maquininha voadora”, falando nisso, ganhou um prêmio de 1 milhão de dólares na competição “Drones for Good“, promovida pelos Emirados Árabes Unidos (United Arab Emirates -UAE).

O drone GimBall é bem interessante. Trata-se de um equipamento à prova de colisões, além disso. Ele é capaz de se movimentar em locais onde outros tipos de drones não vão. Ele é capaz até de “andar”, no chão, e pode se chocar contra obstáculos, também. Espaços apertados, lugares de difícil acesso: nada disto representa problema para o drone da Flyability.

GimBall - Drone

Tudo porque ele é envolvido por uma espécie de “gaiola” leve e ao mesmo tempo resistente, construída em fibra de carbono. Esta tal “gaiola”, aliás, é o que faz com que ele não represente perigo a ninguém, muito menos para as vítimas de desastres objeto de suas buscas. As hélices do GimBall ficam restritas dentro deste “invólucro”, protegidas e totalmente funcionais.

Dentro desta estrutura, funcionando como uma espécie de “camada secundária” e, é claro, ligado à “gaiola”, fica um gimbal, o qual deixa o drone totalmente livre para voar e possui até mesmo semelhanças com um giroscópio. Da mesma maneira, esta parte do drone conta com eixos que podem se movimentar de forma totalmente independente.

O Flyability GimBall é um veículo voador capaz de atuar em desastres, na busca de vítimas. Com o dinheiro ganho na competição, a empresa por ele responsável pretende aprimorá-lo, adicionando recursos tais como, por exemplo, imagens em infravermelho. A expectativa da empresa é transformá-lo em um um produto real dentro de um ano.

Como o Gimball não é perturbado por colisões, ele usa os obstáculos para encontrar seu caminho, em vez de evitá-los, oferecendo uma solução simples para um problema complexo“, diz a Flyability.

Bacana, não? Dê uma olhada em um vídeo a respeito do drone: