Categorias

Conheça o arquivo de torrent mais antigo em atividade

O arquivo de .torrent mais antigo em atividade não é pirataria de um filme de sucesso, série de TV, jogo do momento ou álbum de algum músico. É um trabalho de fã.

A versão em ASCII do filme Matrix, criada em 2003, continua sendo compartilhada e baixada após todos esses anos.

De acordo com o site TorrentFreak, é possivelmente o .torrent recordista de tempo de vida, com 4.419 dias de existência e ainda com 8 seeders ativos no momento do levantamento. Nem mesmo o site original onde o projeto nasceu continua online, mas o arquivo sobreviveu nas redes p2p sendo compartilhado por um número indeterminado de usuários ao longo dos anos.

matrix-ascii-large

O vídeo é uma recriação do filme cyberpunk de 1999 em formato ASCII, a ancestral arte de substituir imagens por texto de diferentes tons para conseguir aquele efeito retrô. Nada mais adequado para a atmosfera do filme que catapultou a carreira do ator Keanu Reeves e se tornou um clássico da ficção-científica.

O arquivo .torrent, além do vídeo, traz um encarte de DVD e uma capa, além de um aviso: “Esse trabalho é uma paródia. Como tal, eu não acredito que esse DVD tenha qualquer possibilidade de competir com o original em qualquer mercado. Não é para venda”. Até hoje,  treze anos depois, a Warner Bros, detentora dos direitos autorais de Matrix, não reclamou dessa versão.