Categorias

Coreia do Norte pode ser inocente em vazamento da Sony

A novela do vazamento de dados da Sony está longe de acabar. Equipe de documentaristas vai atrás de teorias que inocentam a Coreia do Norte do ataque.

O casal de cineastas Jehane Noujaim e Karim Amer, indicado para o Oscar de Melhor Documentário em 2013, vai dirigir um filme que tentará explicar o que realmente aconteceu no final do ano passado. O documentário ainda não tem título ou data de lançamento definidos, mas irá focar em teorias alternativas para a invasão dos servidores da gigante multinacional.

Depois que o ataque se tornou público em Novembro de 2014, as investigações preliminares do FBI apontavam o governo da Coreia do Norte como o responsável pelo maior vazamento de dados de uma empresa já registrado. A motivação teria sido o ultraje gerado pela comédia A Entrevista, que retrata de forma satírica o regime da Coreia do Norte e seu presidente.

Entretanto, o governo norte-coreano até hoje nega a autoria do atentado eletrônico e especialistas de segurança apontam que o tipo de ataque tem sinais de trabalho interno, dado o elevado conhecimento da infraestrutura de servidores da Sony. Os dados vazados foram amplamente divulgados para a mídia, revelando um nível de profissionalismo poucas vezes visto.

Oficialmente, o grupo intitulado Guardiões da Paz assumiu a invasão e o vazamento de dados, mas nada se sabe sobre a identidade de seus integrantes. O documentário irá investigar as origens do que os cineastas chamaram de “11 de Setembro dos ciberataques”. Segundo Noujaim e Amer, “suas implicações serão sentidas por anos ainda”.