Categorias

Corrida de drones: o esporte do futuro?

A ascensão dos drones no dia a dia pode significar também o surgimento de um novo esporte radical: corrida de drones.

Pelo menos, essa é a ambição da Drone Racing League (DRL), que pretende ser a nova NASCAR desse esporte emergente. Eles imaginam arenas exclusivas dedicadas às competições e espectadores usando Realidade Virtual para emergir na corridas.

“O sonho de voar faz parte da psiquê humana desde o início dos tempos. Hoje aquele sonho assume uma nova forma”, proclama o novo vídeo publicado pela DRL. Batizado de “Gates of Hell” (“Portões do Inferno”, em Português), a filmagem exibe uma frenética corrida de drones em uma área industrial abandonada. Confira:

https://youtu.be/NNrwLSv7MHc

A corrida aconteceu em Julho do ano passado, mas o vídeo só foi publicado na semana passada. A competição trouxe os melhores pilotos de diversas partes do mundo para o desafio de realizar curvas arriscadas em um espaço estreito e brutal. O brasileiro SpookyFPV controla drones de competição desde 2013 e fez parte da elite que correu em Gates of Hell.

A estimativa de Nicholas Horbaczewski, CEO da DRL, é que o novo esporte movimente cerca de 2 bilhões de dólares em 2020, através de patrocínio, propaganda e venda de ingressos. Horbaczewski busca inspiração no crescimento do e-sports para projetar a evolução das corridas de drones.

“Nesse momento, nós precisamos desenvolver o esporte, nós precisamos desenvolver a tecnologia, nós precisamos construir uma base de fãs, torná-los cientes do que está acontecendo, fazer com que se importem com os pilotos e os resultados”, afirma o CEO da DRL. E conclui: “eu acredito que uma vez que você tenha feito isso, há uma variedade de formas para as quais o esporte pode evoluir”.

O próximo evento ao vivo organizado pela DRL deve acontecer em Fevereiro, durante a abertura do torneio da NFL, a liga nacional de futebol americano. Os drones irão competir dentro do estádio Sun Life, em Miami. A corrida seguinte promete ser ainda mais radical: batizada de “L.A.Pocalypse”, ela será disputada em um shopping center abandonado em Los Angeles.