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Crackers desviam US$ 1,1 mi de banco sueco

SÃO PAULO – O banco sueco Nordea anunciou, esta semana, que perdeu US$ 1,1 milhão vítima de fraudes em seu internet banking.

O dinheiro foi desviado das contas de 250 clientes que tiveram seus dados obtidos crackers.

Para aplicar o golpe, os crackers enviaram e-mails para contas de correntistas se passando pelo departamento de relacionamento do Nordea. O texto da mensagem alertava sobre o crescimento das fraudes online e incentivava os usuários a baixar um anti-spam que os protegeria de ataques phishing por e-mail.

O anti-spam continha, na verdade, um código malicioso que monitorava as operações do usuário. Quando o usuário entrava no site do Nordea, o código registrava todas as senhas usadas e, depois, fechava o browser. Numa segunda tentativa, o correntista obtinha sucesso na operação.

De posse dos dados de centenas de usuários, os criminosos realizaram transferências das contas de 250 correntistas para contas bancárias em diferentes cidades da Rússia. O golpe foi descoberto por que funcionários do banco desconfiaram do volume anormal de transações com corretoras russas.

Um porta-voz do Nordea afirmou que o banco ressarciu todos seus clientes dos prejuízos e está investigando o caso. O porta-voz falou que os PCs infectados foram periciados por consultores independentes e não possuíam software antivírus.

A polícia local investiga o caso e já afirmou que os e-mails com o código malicioso partiram de servidores nos Estados Unidos.

Com informações de Info.