Categorias

Criminosos usam morte de Bin Laden para infectar computadore


Empresas de segurança alertaram nesta segunda-feira (2) sobre golpes virtuais envolvendo Osama Bin Laden, que foi morto neste domingo (1º) no Paquistão por oficiais dos Estados Unidos. É preciso ficar atento especialmente a links encontrados em sites de busca como o Google, e-mails e páginas em redes sociais.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, os hackers já começaram a fazer com que links maliciosos apareçam nos sites de busca.

– Os cibercriminosos têm disseminado links maliciosos nos resultados da pesquisa no Google Images com o objetivo de direcionar os usuários curiosos para um domínio malicioso que pode infectar o computador do usuário.

Por isso, a recomendação é que o usuário “seja cauteloso” e acesse as notícias diretamente nos portais. A empresa de segurança ESET pede que o usuário “pense duas vezes antes de clicar em links com notícias suspeitas”.

– Sempre acesse sites conhecidos para ler notícias. Você pode visitar sites desconhecidos, desde que sejam recomendados por amigos e que você tenha certeza que eles recomendaram mesmo. Isso significa que um simples e-mail, mensagens instantâneas ou posts no Facebook não são o bastante para saber se a conta do seu amigo não foi comprometida. Em caso de suspeita, converse com seu amigo antes de acessar o link.

No Facebook, há anúncios publicitários falsos que comemoram a morte de Bin Laden, mas na verdade direcionam o usuário para páginas em que ele é convidado a fornecer dados como e-mail e outros.

– Nos anúncios no Facebook, o que parece bom demais para ser verdade provavelmente é. Se você clicar em anúncios do Facebook, nunca divulgue informações pessoais ou confidenciais

Com informações de R7.