Categorias

Crise econômica afeta portais e grandes sites brasileiros

Crise financeira pode estar afetando sites

Para quem é navegante e muitas vezes para quem trabalha com tecnologia, é difícil de entender de onde vem a receita dos sites. Na verdade, não existe nenhuma fórmula mágica: o grande impulsionador da internet no mundo se chama publicidade.
 
O gigante Google, por exemplo, faturou a quantia de US$12,21 bilhões em um único trimestre. Sim, isso mesmo: doze bilhões em  três (3) meses de faturamento. Mais de 90% desse valor é proveniente de publicidade, incluindo todos os produtos da empresa, como o Youtube.
Com os portais, a receita é a mesma. Podemos comparar os grandes portais com canais de televisão. Eles têm alta audiência e atraem os grandes anunciantes, assim como na TV. O que acontece é que para sustentar a audiência dos portais, muitos deles fecham parcerias com sites que possuem boa audiência. Desta forma,  é possível entregar as campanhas de forma compartilhada, e assim, garantir para os sites um bom faturamento.
Claro que nem todos os sites parceiros de portais faturam “rios de dinheiro”  e nem todos são milionários, assim como na TV, onde existem os grandes e os pequenos, e o faturamento é proporcional a sua audiência.
O problema que estamos enfrentando nos bastidores da internet no Brasil é que os grandes portais estão sofrendo com a crise externa, principalmente os que possuem vínculo com países em crise.
O Terra, por exemplo, é um desses portais que já há vários meses vem demonstrando estar perdendo força no país, assim como no exterior. De acordo com informações obtidas por alguns parceiros, o portal está cancelando contratos e reformulando todo o programa de parcerias. Isso afeta, sem nenhuma dúvida, a saúde financeira de muitos sites no país. Hoje (04 de fevereiro de 2013), por exemplo, já é possível observar que não há mais barra do Terra em nenhum site da empresa ZNZ, dona de alguns sites gigantes de audiência no Brasil, como o Baixaki, TecMundo e Baixaki Jogos.
Será que a crise já chegou na internet brasileira, ou já está instalada no país em outras áreas e ainda não percebemos?
Recentemente Rafael Davini, diretor-geral do Terra Brasil falou para a ISTOÉ Dinheiro sobre como foi 2012 e quais os planos para 2013, dando algumas pistas do que pode estar acontecendo no mercado brasileiro.
Só nos resta esperar para ver o que realmente está por trás desses gigantes da internet no Brasil.