Categorias

Cyberterroristas invadem contas de redes sociais das forças armadas americanas e divulgam documentos

As contas de Twitter e YouTube do Comando Central das Forças Armadas dos Estados Unidos foram invadidas ontem por cyberterroristas aparentemente ligados ao grupo ISIS. Os hackers também vazaram documentos oficiais.

A conta @centcom permaneceu sob o controle dos invasores por apenas 30 minutos, antes de ser suspensa pelo Twitter. Nesse período, a página foi modificada com imagens ligadas ao à facção fundamentalista ISIS e mensagens favoráveis a sua causa foram publicadas. A conta comprometida também divulgou links para o Pastebin, onde documentos do Comando Central foram compartilhados.

Um dos documentos publicados era um manifesto do ataque, onde se declarava que “enquanto os EUA e seus satélites matam nossos irmãos na Síria, Iraque e Afeganistão, nós invadimos suas redes e dispositivos pessoais e sabemos tudo sobre vocês”. E tentava intimidar os militares americanos: “ISIS já está aqui, nós estamos em seus PCs, em cada base militar. Com a permissão de Alá nós estamos no Comando Central agora”.

centcom-02

A conta de YouTube comprometida postou três vídeos de propaganda do ISIS. As duas contas já estão novamente sob o controle do Comando Central. O FBI investiga a origem das invasões.

O ataque foi classificado pelo Comando Central das Forças Armadas como “um mero caso de cybervandalismo”. Segundo a declaração oficial do órgão, nenhuma rede foi comprometida e nenhum dano operacional aconteceu. Ainda de acordo com o Comando Central, os documentos vazados não são importantes ou confidenciais e muitos já podiam ser encontrados na Internet.