Categorias

Deficiente visual enxerga a esposa pela primeira vez em dez anos com ajuda de olho cibernético

Foram dez anos de total escuridão para Allen Zderad, depois que uma doença degenerativa afetou sua visão. Foram dez anos sem poder visualizar o rosto de sua esposa. Agora, a Ciência conseguiu reverter esse quadro.

O prodígio foi possível graças ao uso de um olho cibernético experimental instalado pela Mayo Clinic no começo do mês. “É cru, mas é significativo. Funciona!”, comemorou Zderad depois de testar o equipamento pela primeira vez.

Apenas 14 pessoas receberam o implante nos Estados Unidos antes de Zderad, que se tornou o primeiro paciente beneficiado de Minnesota, seu estado natal.

Confira abaixo o emocionado reencontro com o rosto de sua esposa:

O dispositivo foi desenvolvido pela Second Sight, Inc. e funciona ao enviar ondas luminosas diretamente para o nervo ótico, sem passar pela retina danificada pela doença. Os fios ligados ao nervo são conectados com um aparelho que parece um óculos de VR e é capaz de renderizar formas e sombras.

Apesar da baixa qualidade da imagem gerada, o aposentado de 68 anos não teve problemas para identificar sua esposa quando o aparelho foi ligado: “Foi fácil. Ela é a mais bonita da sala”, declarou o esposo galante.