Categorias

Dell anuncia marca própria de impressoras e cartuchos

A Dell Computer apresenta hoje sua marca própria de impressoras e cartuchos de tinta, ampliando a batalha por participação no mercado de computadores que já vem travando com a HP no mercado de computadores pessoais e levando-a ao lucrativo segmento de impressão.

A empresa anunciou que começaria a aceitar pedidos hoje para suas novas impressoras a laser e jato de tinta, bem como para cartuchos de tinta e toner produzidos para ela pela Lexmark International.

A fabricante, que ocupa o segundo lugar no mercado de computadores pessoais com desvantagem muito pequena diante da HP, disse que venderia um modelo de impressora a jato de tinta e três modelos de impressora a laser com preços entre US$ 139 e US$ 839. Cartuchos de tinta custariam a partir de US$ 29,95, e de toner a partir de US$ 75.

As impressoras e os cartuchos têm preços competitivos se comparados aos produtos de outras fabricantes, como a HP, líder do setor com quase 60% do mercado, que vendeu mais de 260 milhões de impressoras mas não oferece desconto substancial, de acordo com a Dell.

“Nós estamos pensando no fornecimento do sistema como um todo – não só a impressora. São os cartuchos, serviços, tudo”, disse Tim Peters, gerente geral de produtos de imagem e impressão da Dell.

Peters disse que a Dell facilitaria aos clientes o uso de suas impressoras porque criou um sistema online de reabastecimento pelo qual a impressora avisa que a tinta está se esgotando e permite que o usuário faça um novo pedido via Internet. A Dell venderá os cartuchos sem cobrar frete.

A empresa está entrando no mercado de impressoras depois de mais de dois anos de crise no mercado de tecnologia. Impressoras são um negócio lucrativo para a HP, a maior concorrente da Dell, que escolheu o setor para se diversificar depois de iniciar operações nos segmentos de servidores, computadores de mão e comutadores de rede.

A Dell anteriormente vendia impressoras da HP, Lexmark e outros fabricantes, mas no terceiro trimestre de 2002 suas relações com a HP se deterioraram, depois que executivos da Dell anunciaram a entrada da empresa no mercado de impressoras.

Com informações de Terra.