Categorias

Depois de falha, Twitter e Facebook são bloqueados novamente no Irã

Na manhã dessa terça-feira (17), diversas pessoas no Irã conseguiram acessar o Twitter e Facebook através de operadoras nacionais pela primeira vez em quatro anos. Muitos acreditaram que a abertura seria finalmente o fim da censura no pais, mas os sites voltaram a ser bloqueados agora pouco.

Poucas horas depois de relatos de uma recém-encontrada liberdade na internet começaram a rolar na internet, o acesso às redes sociais foi rapidamente bloqueado. Muitos estão ligando o movimento ao recém-eleito presidente Hasan Rouhan e uma “nova era” que estaria chegando no país.

País retoma censura de internet após falha técnica
País retoma censura de internet após falha técnica

Mas o representante de comunicações do país, Abdolsamad Khoramabadi, afirmou à agência de notícias Mehr que o acesso temporário foi devido a uma “falha técnica em relação a alguns provedores de serviços de Internet” e que funcionários do governo já estão investigando o assunto.

As redes sociais foram proibidas no Irã em 2009, quando milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Hoje, muitos usam redes privadas virtuais (VPNs) para contornar firewalls do governo.