Categorias

Descoberto novo malware que ataca sistemas industriais

Malwares infelizmente se fazem cada vez mais presentes neste nosso mundo ultraconectado. Trojans, ransomwares e vírus os mais diversos causam inúmeras dores de cabeça (além de prejuízos) a usuários domésticos e a empresas.

Segundo a empresa de segurança FireEye, foi descoberto um novo malware focado no ataque a sistemas industriais. Intitulado Triton, o novo malware se concentra no ataque a controladores de sistema desenvolvidos por uma empresa francesa chamada Schneider Electric, os quais são utilizados em diversas indústrias espalhadas pelo mundo, e é capaz de causar danos físicos a máquinas e equipamentos industriais por provocar falhas que causam a ignorância de condições críticas de funcionamento.

Apesar de raros, malwares direcionados a sistemas industriais podem até mesmo resultar em paradas completas de uma planta. No ano passado, um deles, conhecido como Industroyer, provocou a parada completa de uma indústria na Ucrânia. A Schneider Electric, por sua vez, diz já estar trabalhando com empresas da área de segurança da informação na investigação do incidente.

O Triton provocou problemas em pelo menos uma indústria localizada no Oriente Médio. Entretanto, a FireEye se recusou a divulgar maiores detalhes a respeito do incidente, bem como o nome da empresa afetada. Segundo a empresa de segurança, além disso, trata-se de uma ameaça fácil de ser controlada, a qual foi localizada em uma estação de trabalho rodando o sistema operacional Windows.

Não se trata também de uma ameaça escalável: o Triton tem que ser adequado e modificado conforme cada vítima, o que restringe bastante os riscos (felizmente). Existe também a desconfiança de que um país em específico esteja por trás da nova ameaça, apesar de que maiores detalhes a respeito não foram divulgados.