Categorias

Desenvolvedor tira maior ad blocker da App Store e Apple reembolsa usuários

Lembra do Peace? O aplicativo de bloqueio de anúncios foi lançado na semana passada para iOS e rapidamente pulou para o primeiro lugar na App Store, onde estava sendo vendido para milhares de pessoas por US$ 2,99.

Mas alguns dias depois disso, o desenvolvedor do app decidiu removê-lo, dizendo que ele sentiu que a abordagem de aplicativos para bloqueio de anúncios era muito brusca, e que era algo que ele não se sentia muito bem fazendo.

Peace estava em primeiro na loja online da Apple
Peace estava em primeiro na loja online da Apple

Em um post intitulado “Apenas não parece certo,” Marco Arment aconselhou quem tinha instalado o Peace para solicitar um reembolso à Apple, pois ele não tinha nenhuma maneira de emitir um.

“Esta abordagem é muito brusca, e Ghostery e eu ambos decidimos que ela não atender aos nossos objetivos ou crenças bem o suficiente”, escreveu Arment. “Se nós vamos fazer uma mudança positiva no geral, é exigida uma abordagem mais sutil e complexa do que lançar um mero app para iOS.”

Poucos dias após a mudança de coração do desenvolvedor, a Apple decidiu emitir reembolso para cada pessoa que baixou o Peace.

Arment disse que a Apple tomou a decisão em seu nome e que o processo de restituição provavelmente vai levar alguns dias.

De acordo com o desenvolvedor, este movimento é sem precedentes. “Até onde eu sei, isso efetivamente nunca acontece. Quando eu decidi tirar o app, eu perguntei a alguns amigos da Apple se isso era mesmo possível, e todos nós pensamos a mesma coisa: O faturamento do iTunes funciona da forma como ele funciona, e nenhum caso especial pode ser feito”.

Peace foi apenas um de uma série de aplicativos que exploram as novas opções de bloqueio de conteúdos do iOS 9. No novo sistema operacional, os aplicativos são capazes de listar domínios específicos dentro do iPhone ou iPad de um usuário, permitindo a criação de versões móveis dos mesmos bloqueadores de anúncios que estão em navegadores de desktop.

Leia mais: A Batalha dos Bloqueadores