Categorias

Desenvolvedora do AdBlock Plus compra o Yahoo

Atenção: essa é uma brincadeira de Primeiro de Abril.

A desenvolvedora do aplicativo AdBlock Plus anunciou essa manhã a aquisição completa do Yahoo por uma quantia não especificada, segundo o jornal Daily Bugle.

O objetivo da compra seria construir uma web “sem publicidade, sem rastreamento, sem cookies e outros incômodos” para o usuário e o AdBlock Plus já estaria estudando a possibilidade de reativar o Geocities.

“Queremos oferecer a todos os usuários uma internet livre de banners. É isso o que fazemos no AdBlock Plus todos os dias. Por isso a decisão de ir além: por que controlar o navegador do usuário se podemos controlar o próprio ambiente que ele frequenta? Nossa meta é oferecer todos os serviços do Yahoo sem nenhuma publicidade em nenhuma página”, explicou Wallace Breen, diretor financeiro da empresa.

Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo, deve permanecer no cargo durante a fase de transição mas já sinalizou que irá se afastar da empresa até o final do ano. Em entrevista, ela transpareceu que não está confiante com os planos futuros do AdBlock Plus: “como a operação irá se sustentar sem publicidade? Nós tentamos por anos a fio e veja onde isso nos levou…”, afirmou a executiva antes de ser interrompida por um assessor.

Com a reabertura do Geocities, o AdBlock Plus passaria a oferecer um espaço na web com armazenamento ilimitado para criação de páginas sem custo algum para o usuário e sem propagandas. Perguntado sobre como seria possível manter os serviços funcionando sem nenhuma fonte de receita, Breen foi evasivo: “não sabemos ainda, vamos descobrir juntos. Vamos reduzir despesas e lucrar no volume. O novo Geocities será nosso laboratório”.