Categorias

Desenvolvedores do Samba terão acesso a segredos do Windows

Linux precisa do serviço para conectar ao Windows
Desenvolvedores do software de código aberto Samba terão maior facilidade para fazer seu trabalho graças a um acordo assinado com a Microsoft na quinta-feira (20/12), que dará a eles acesso a segredos sobre o funcionamento do sistema operacional Windows.

A Microsoft foi forçada a tornar essas informações disponíveis após a decisão antitruste da Comissão Européia contra a empresa em 24 de março de 2004. Em julho de 2006, a empresa foi multada em 338,6 milhões de dólares por falhar em prover documentos sobre os protocolos do Windows aos seus concorrentes. A Microsoft perdeu um recurso da decisão em setembro e desistiu de apelar, abrindo espaço para o acordo.

O acordo foi negociado por um grupo chamado Protocol Freedom Information Foundation (PFIF), já que o Samba não é representado por nenhuma empresa. A associação vai pagar 10 mil euros (14,3 mil dólares) pelo acesso aos documentos.

Os desenvolvedores terão que assinar acordos de confidencialidade e não poderão redistribuir os papéis, mas poderão reescrever suas aplicações com base nos protocolos do Windows.

O acordo também deixa mais claro quais patentes da Microsoft estão relacionadas à tecnologia, tornando mais simples para os desenvolvedores evitar violações de patentes.

“Não teremos mais desculpas para errar… se não tivermos algo, não poderemos dizer que não é nossa culpa ou que não sabemos como fazer”, disse Jeremy Allison, co-autor do Samba. A expectativa de Allison é que os documentos sejam liberados em breve pela Microsoft.

O Samba é uma versão de código aberto do software de arquivo e impressão usado pelo Windows. É um componente padrão dos sistemas operacionais Linux e Unix, permitindo a esses sistemas compartilhar dados e trabalhar junto com estações Windows.

Com informações de IDG News Service/EUA.