Categorias

Dicas de cuidados com o notebook

Para manter o notebook funcionando da melhor forma possível, mesmo utilizando o aparelho com muita freqüência, é preciso tomar alguns cuidados.

Além do transporte, existem precauções básicas no dia-a-dia que podem evitar dores de cabeça desnecessárias. As medidas preventivas incluem cuidados com o teclado, com o HD e muita, muita atenção com a tela.

A tela é a maior e mais cara peça do notebook. Além disso, não é possível fazer manutenção de somente uma parte dela. Rachaduras e riscos em uma parte da tela exigem a substituição da mesma, por tratar-se de uma peça inteira. Por isso, todo o cuidado é pouco. Não é recomendado guardar objetos junto com o equipamento, tais como celulares e baterias. Muito menos dentro do próprio notebook, o que ocorre muitas vezes por descuido ou puro esquecimento de canetas, lápis, papéis e clips.

O teclado é outra parte sensível do laptop. É importante não beber ou comer enquanto estiver com ele aberto. E, sempre que possível, utilizar um pincel ou escova para remover partículas. Se, por um acidente, for derrubado líquido no aparelho, é importante desligar o aparelho e retirá-lo da tomada. A máquina não pode ser religada até que esteja totalmente seca, para evitar danos como um curto-circuito, por exemplo.

Danos no disco rígido também são muito freqüentes em caso de descuido. Esse componente é muito sensível, e qualquer movimento brusco, como uma batida na mesa ou queda, pode danificar o HD. Muitas vezes, as informações podem ser irrecuperáveis. Para evitar estragos, o usuário deve utilizar uma mochila ou maleta especial para o transporte do notebook. O aparelho deve ser transportado desligado, ou em modo de suspensão. Outra recomendação importante é garantir o backup dos seus dados. Alguns notebooks apresentam proteção especial, com chips internos que conseguem detectar movimentos e proteger o disco antes de uma queda, por exemplo.

A bateria, por ser um componente com vida útil, também merece cuidados especiais. Se o usuário deixar de ligar o notebook por alguns dias ou até meses, é recomendável retirar a bateria. Reduzir a luminosidade da tela também é uma boa medida para evitar gastos de carga. Para recarregar, não é aconselhável desligar o carregador antes de completar a recarga, nem carregar a bateria antes que ela chegue ao limite. A primeira carga é outro item que merece atenção: deve levar, no mínimo, 12 horas.

Com informações de Olhar Digital.