Categorias

DirectX 12 promete ganho de performance gráfica de até 20%

Agora é oficial: a Microsoft garante que o uso do DirectX 12 permitirá um aumento de 20% na performance da GPU e uma redução no tempo de inicialização da CPU.

No ano passado, a Intel já havia mostrado que era possível dobrar o framerate obtido por uma placa de vídeo simplesmente migrando do DirectX 11 para o DirectX 12. Nesta semana, durante a GDC, engenheiros da Microsoft asseguram que o ganho de performance existe.

Segundo Bryan Langley, gerente de projeto do setor de gráficos da Microsoft, o uso da nova API é como “ter um upgrade gratuito no hardware”. Para não ter dúvidas, ele explicou: “Se você é um jogador e fizer uma atualização para o Windows 10 (…) você vai sentir a diferença. Vai fazer com que aquele jogo que não dava pra jogar fique jogável, de medíocre para fantástico, de fantástico para simplesmente fora desse mundo”.

Com o novo sistema operacional gratuito para usuários do Windows 7 e 8, a nova tecnologia DirectX pode ser o atrativo que faltava para acontecer a migração de sistema. A Microsoft acredita que a versão 12 irá rodar em metade dos computadores existentes hoje e tomará 75% do mercado até o Natal, se tornando a API definitiva para jogos e aplicações gráficas.