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Disney quer usar reconhecimento facial em cinemas para identificar reação do público

Longe foi o tempo em que cinema era uma arte de tentativa e erro de diretores e atores e outros profissionais para se tornar uma indústria calcada em métricas e testes.

Agora, a mais nova ferramenta em fase de testes pela Disney é um sistema de reconhecimento facial a ser utilizado em cinemas para identificar e medir a reação do público a cada minuto do filme.

O projeto desenvolvido em conjunto com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) utiliza o poder de redes neurais para não apenas aprender como o público se comporta em tempo real diante de determinadas sequências como também de prever a reação a filmes ainda em fase de produção. Um artigo detalhando o método foi apresentado na semana passada em um congresso no Havaí e a novidade pode revolucionar a forma como se fazem filmes hoje em dia.

O banco de dados do algoritmo foi alimentado com imagens de pessoas reais capturadas com câmeras de infravermelho de alta definição de 150 exibições de nove filmes da Disney em um cinema nos Estados Unidos. No total, foram registradas 16 milhões de fotos de rostos humanos, que foram processadas e analisadas pela rede neural criada. O resultado é que agora o sistema é capaz de reconhecer plenamente risos e sorrisos e já é possível prever reações individuais após dez minutos de calibragem para qualquer filme.

O pesquisador da Yisong Yue, da Caltech, explica que a aplicação da tecnologia vai além do uso pela indústria cinematográfica: “compreender o comportamento humano é fundamental para desenvolver sistemas de Inteligência Artificial que exibam uma maior inteligência social e comportamental”. Ele cita, por exemplo, o cuidado de idosos e que sistemas automatizados precisam ser capazes de interpretar pistas corporais: “afinal, as pessoas nem sempre explicitamente dizem que estão infelizes ou tem algum problema”.