Categorias

Dispositivos móveis da Lenovo passarão a vir com aplicativos da Microsoft já instalados

A Microsoft anunciou ontem que alguns de seus aplicativos Android passarão a vir pré-instalados em dispositivos móveis da Lenovo.

A iniciativa faz parte de um acordo de cessão de patentes entre as duas empresas, similar ao já existente entre a Microsoft e outros fabricantes.

Com o acordo, aparelhos com as marcas Lenovo e Motorola virão com Skype, a suíte Office e OneDrive, entre outros, já instalados de fábrica, quebrando parte da hegemonia do Google no ecossistema Android. Normalmente, a Microsoft cobra o licenciamento dos produtos para esse tipo de instalação prévia, mas através de negociação abre mão da cobrança para atingir um público maior e fidelizar consumidores, uma mudança de paradigma introduzida sob a tutela do CEO Satya Nadella.

O acordo é benéfico para ambas as empresas. Nas palavras de Nick Parker, vice-presidente corporativo da divisão de OEM da Microsoft, “o casamento entre os aplicativos da Microsoft e os dispositivos baseados em Android da Lenovo irão habilitar consumidores ao redor do mundo a serem mais produtivos, mais conectados e alcançar ainda mais”. Já Christian Eigen, Líder de Alianças Corporativas da Lenovo, definiu a colaboração como “um valor adicional para os consumidores”.