Categorias

Donald Trump faz as pazes com empresas de tecnologia

Depois de causar incerteza sobre o futuro das empresas de TI nos Estados Unidos em sua administração, o presidente recém-eleito Donald Trump promoveu uma reunião para acalmar os ânimos.

A reação inicial após sua vitória nas urnas não foi das mais calorosas, mas o Republicano chamou os principais CEOs do Vale do Silício para uma conversa ao vivo.

Estavam presentes ao encontro o CEO da Apple, Tim Cook; os fundadores da Alphabet, Larry Page e Eric Schmidt; o CEO da Microsoft, Satya Nadella; o CEO da Amazon, Jeff Bezos e a COO do Facebook Sheryl Sandberg, entre outros, além de Donald Trump, seu vice-presidente Mike Pence e seu principal investidor e braço direito, o magnata das comunicações, Peter Thiel.

Sem economizar palavras, o presidente eleito dos Estados Unidos foi direto: “eu gostaria de acrescentar que eu estou aqui para ajudar vocês também”. E logo emendou: “então agora todo mundo nessa sala tem que gostar de mim, pelo menos um pouco”. Em seguida, Trump elogiou o grupo: “não há ninguém como vocês no mundo. Não há ninguém como as pessoas nessa sala e qualquer coisa que nós pudermos fazer para ajudar a manter isso, nós estaremos lá por vocês”.

Os convidados discutiram sobre a transição de governo e política alfandegária, assim como temas relacionados à criação de empregos nos Estados Unidos, um dos tópicos mais presentes na campanha do Republicano, e a inovação tecnológica conduzida pelo país.

Além desse encontro, Trump já havia nomeado no dia anterior Elon Musk e o CEO do Uber, Travis Kalanick, para seu comitê de transição. Mesmo após assumir o cargo, o novo presidente dos Estados Unidos contará com o apoio dos dois como consultores de negócios de seu gabinete. A aliança marca uma significativa mudança de postura para Musk, um dos mais ferrenhos críticos da candidatura de Donald Trump e notório colaborador da campanha da rival Hillary Clinton.