Categorias

Doodle comemora aniversário do criador do Ultraman

O doodle de hoje do Google celebra o 114º aniversário de Eiji Tsuburaya, um dos fundadores do gênero Tokusatsu, mais conhecidos por aqui como os “filmes japoneses de monstros”.

A brincadeira do Google permite que você “participe” da produção de um destes filmes, montando o cenário, vestindo o figurino, amarrando os fios e organizando a destruição na tela, seguindo as instruções do diretor.

google-doodle-02

Influenciado pelo King Kong original de 1930, Tsuburaya tinha o sonho de fazer um filme de monstro no Japão. A ideia acabou se concretizando com o estrondoso sucesso de Godzilla, a mais famosa criatura do cinema japonês. Responsável pelos efeitos especiais, o diretor optou por usar um ator vestindo uma roupa de borracha ao invés de utilizar o stop-motion adotado no macaco gigante americano. O resultado foi um clássico e a fundação de um gênero.

Eiji Tsuburaya também marcou a infância de muitos brasileiros ao criar o personagem Ultraman, sucesso na televisão nos anos 60/70/80. O patrulheiro alienígena da Galáxia M-78 se funde com o piloto japonês Hayata, que se transforma no herói gigante sempre que ativa a Cápsula Beta e combate monstros colossais.

A homenagem do Google ao cineasta falecido em 1970 foi organizada por Jennifer Hom, uma fã do seu trabalho. “Eu sempre tive um amor profundo pelo gênero Tokusatsu, então eu estava ansiosa para atrair a atenção para a arte de Tsuburaya”, afirmou Hom. A criadora de doodles do Google visitou o estúdio do diretor, que continua funcionando até hoje.

“É fascinante para mim como vem sendo duradouros os resultados do seu trabalho – é fácil ver a herança do estilo Tokusatsu em Círculo de Fogo do Guillermo del Toro, em Evangelion, e mesmo nos Power Rangers“, lembra Hom.

Então, visite a página oficial do tributo ou apenas clique no doodle no site da busca do Google e se deslumbre com o legado de Eiji Tsuburaya.