Categorias

Duolingo oferece curso de língua esquecida de Game of Thrones

Aproveitando o retorno da série Game of Thrones nesse final de semana, a plataforma de aprendizado de linguagens Duolingo está oferecendo um curso de Alto Valiriano para quem já domina o Inglês.

A língua esquecida na série é utilizada somente por Daenerys Targaryen, a Mãe dos Dragões, mas agora você também vai poder entender e até se comunicar na linguagem!

Parece uma brincadeira, mas é uma iniciativa séria que esteve em desenvolvimento por meses na incubadora de linguagens da Duolingo e contou com o empenho de David J. Peterson, linguista que desenvolveu a língua original para a série de TV. Nos livros de George R.R. Martin, que serviram de base para a série produzida pela HBO, constam apenas duas frases faladas em Alto Valiriano e a partir daí Peterson desenvolveu uma gramática completa para ser empregada pela última dos Targaryen.

daenerys-game-of-thrones

Peterson explica que Daenerys descende da antiga Valyria e fala a versão mais formal e correta da linguagem, enquanto os demais personagens do universo de Game of Thrones que parecem estar utilizando a mesma língua, na verdade, se comunicam através de línguas derivadas ou dialetos locais.

Apesar dessa ser a primeira vez que o Alto Valiriano ganha um curso formalizado, já circulam há muito tempo dicionários na internet com palavras e expressões traduzidas da língua. Peterson afirma que frequentemente recebe mensagens de fãs com dúvidas sobre esse ou aquele termo e as responde sempre que possível.