O eBay acaba de anunciar que estará se separando do PayPal para se tornar uma empresa de capital aberto em 2015. Isso marca uma mudança significativa no espaço de pagamentos online, e abre as portas para o PayPal poder capitalizar ainda mais.
A gigante do e-commerce adquiriu o provedor de pagamentos online por 1,5 bilhões de dólares em 2002. O presidente e CEO do EBay, john Donahoe, disse:
EBay e PayPal são duas grandes empresas com posições de liderança global de comércio e pagamentos. Por mais de uma década o eBay e PayPal têm sido beneficiados mutuamente ao fazer parte de uma empresa só, criando valor substancial para os acionistas.
No entanto, uma revisão estratégica completa mostra que manter o eBay e PayPal em conjunto além de 2015 torna-se claramente menos vantajoso para cada negócio de forma estratégica e competitiva. O cenário da indústria está mudando, e cada empresa enfrenta diferentes oportunidades e desafios competitivos.
Donahoe garante que, como empresas independentes, elas poderão desfrutar de mais “flexibilidade” para “buscar novas oportunidades de mercado e de parceria”. “Nosso conselho e equipe de gestão acredita que colocar eBay e PayPal em caminhos independentes em 2015 é melhor para cada negócio e criará valor adicional para nossos acionistas”, finalizou o executivo.
A decisão também traz algumas mudanças de funcionários importantes, com Devin Wenig, atualmente presidente do eBay Marketplaces, que se tornará CEO da nova empresa eBay.