Categorias

Edward Snowden afirma que FBI está mentindo sobre impasse com a Apple

O ex-funcionário da NSA Edward Snowden voltou a se posicionar a favor da Apple na questão do impasse com o FBI sobre a encriptação do iPhone de um dos terroristas do atentado de San Bernardino.

De Moscou, Snowden foi enérgico sobre as alegações de que o FBI precisa da ajuda da Apple para acessar o conteúdo do iPhone: “com todo o respeito, isso é babaquice”.

O delator das práticas de espionagem e monitoramento de cidadãos pela NSA participou através de um link de vídeo de uma conferência realizada em Washington. Exilado na capital russa, Snowden não pisa mais em solo americano por temer ser julgado como traidor por suas ações. Transmitindo do outro lado do mundo, ele reiterou que acredita que o FBI tem outros meios secretos para conseguir a informação que deseja.

Snowden se junta ao coro dos que acreditam que o FBI está manobrando a Apple e a opinião pública para enfraquecer a causa da criptografia e manter sua capacidade de acessar dados privados de qualquer cidadão.

Oficialmente, em mais de uma ocasião, o diretor do FBI James Comey já se pronunciou sobre esses rumores e sustenta que o interesse do FBI na cooperação da Apple está relacionado somente ao iPhone 5C das investigações de San Bernardino.