Edward Snowden
Categorias

Edward Snowden ainda é visto como traidor pela Casa Branca

O ex-espião Edward Snowden ainda gera ressentimentos dentro do governo norte-americano e não irá receber o perdão tão cedo.

A Consultora de Segurança Nacional e Contraterrorismo Lisa Monaco emitiu um parecer oficial sobre o caso, respondendo a uma petição pública online pelo perdão. A resposta é clara: os atos de Snowden tiveram consequências graves.

A petição assinada por quase 168 mil usuários chamou Snowden de “herói nacional” e pedia “perdão completo, isento e absoluto de todos os crimes que ele cometeu ou possa ter cometido relacionados à delação dos programas secretos de vigilância da NSA”.

Petições online são comuns no sistema americano e, após um determinado número de assinaturas, recebem uma resposta oficial da Casa Branca. Mas a resposta desta não foi exatamente o que os signatários desejavam: “a decisão perigosa do Sr. Snowden de roubar e revelar informação secreta teve consequências graves para a segurança do nosso país e das pessoas que trabalham todos os dias para protegê-lo”.

Monaco ainda declarou que Snowden deveria ter seguido o caminho oficial de contestar os métodos utilizados pela NSA e assumido as consequências de seus atos. Em suas palavras, o ex-espião está “se escondendo atrás da cobertura de um regime autoritário”. Para a administração americana, Snowden precisa retornar ao país e ser julgado por seus pares.

A resposta do governo americano não condena os atos da NSA denunciados por Snowden: “nós vivemos em um mundo perigoso. Nós continuamos a encarar ameaças graves de segurança como terrorismo, ataques cibernéticos e proliferação nuclear de forma que nossa comunidade de inteligência precisa ter todas as ferramentas legais que precisa para lidar”.