Categorias

Em 2015, a internet terá mais cerca de 1 bilhão de usuários, vindos de países emergentes

O Google afirmou hoje que cerca de um bilhão de pessoas, vindas de países emergentes, passarão a ter acesso à internet em 2015, iniciando uma nova era, com mudanças significativas em todas as áreas. Nesse processo, a América Latina pode ser uma das grandes beneficiadas.

Durante o encontro “The Next Billion” (literalmente “O Novo Bilhão”), realizado pelo Google no Novo México, a empresa apresentou estatísticas que apontam que a América Latina é a região com o maior aumento na penetração da internet no último ano, com taxas de crescimento de 12%. Em março, a região já tinha superado o volume de 147 milhões de usuários.

Atualmente, existem cerca de 2 bilhões de usuários de internet em todo o mundo, e metade desses usuários são de países em desenvolvimento, onde o crescimento da penetração da internet é superior a taxa dos países desenvolvidos. Porém, 64% da população dos países desenvolvidos ainda não possuem acesso à rede. Isso se deve principalmente a falhas nas infraestruturas tecnológicas e de educação.

– O impacto da economia digital já é visível em toda a América Latina. No Brasil, Argentina e México o acesso à rede já representa de 2% a 2,5% de seus respectivos PIBs – afirmou Nelson Mattos, vice-presidente de Produto e Engenharia para Mercados Emergentes, do Google.

Apenas para se ter uma ideia desse crescimento, o setor digital já supera o de restaurantes e hotéis, na Argentina, e o setor de mineração, aqui no Brasil.