Playstation 4
Categorias

Empresa brasileira supostamente consegue desbloquear o PlayStation 4

Uma empresa brasileira, sediada na Bahia, teria supostamente conseguido desbloquear o console PlayStation 4. Pelo menos, isto é o que a tal empresa alardeia, através do Facebook.

Os rumores chegaram ao conhecimento do pessoal do site Wololo.net, especializado em jailbreak e assuntos correlatos, o qual mantém inclusive uma página atualizada com informações a respeito da “façanha”.

Vale a pena lembrar que a empresa em questão, a Medic Games, também divulga em sua fanpage notícias e comunicados diversos relacionadas a estes serviços alternativos, incluindo desbloqueios de consoles da geração anterior, como o Xbox 360, por exemplo (sem falar em “pacotes de games” para o PS3); ela também trabalha com manutenção de videogames.

A mensagem divulgada pela Medic Games com a menção ao suposto desbloqueio do PlayStation 4 também menciona a futura divulgação de valores. Valores para a instalação de jogos através do método desenvolvido (o qual permitiria a execução de jogos piratas no PS4), que seriam divulgados durante a próxima semana. A empresa ainda se diz orgulhosa “com a gigantesca procura e tamanha demanda“.

Antes de qualquer coisa, temos de considerar tudo isto como um rumor. Tudo bem que esta não seria a primeira vez que um console é destravado (lembra do Geohot e do comprometimento do hypervisor do PlayStation 3?), mas cautela nunca é demais, principalmente em situações que envolvem meios de burlar sistemas de proteção poderosos.

A Medic Games não forneceu ainda nenhuma prova real de que realmente conseguiu desbloquear o console da Sony, e uma das fotos divulgadas foi detectada como um “problema” pelo site Wololo.net. O dispositivo de jailbreak exibido seria, na verdade, um Raspberry Pi.

Playstation 4A princípio isto nem seria um problema, dentro da proposta do dispositivo, é claro, e o Raspberry Pi faria parte do suposto “kit de destravamento” (ao que tudo indica a instalação dos games piratas seria executada pela própria Medic Games no HD do console).

O pessoal do Wololo.net dá um aviso, entretanto:

Se eu tivesse acesso a um dispositivo que me permitisse piratear games do PS4, eu iria pelo menos fornecer uma foto legítima do mesmo“.

Venhamos e convenhamos: não há nada concreto a respeito, por enquanto. Divulgar uma fotografia e “falar aos quatro ventos” é simples. A empresa parece ter obtido bastante exposição com a divulgação do suposto feito, também (e certamente mais clientes), além de possuir uma boa quantidade de seguidores e fãs no Facebook.

Isto tudo ainda vai dar muito o que falar, certamente. Mas pirataria nunca é um assunto fácil.