Categorias

Empresa brasileira usa drones para fiscalizar propriedades

Infelizmente, alguns proprietários brasileiros querem pagar menos imposto adulterando o tamanho declarado de seus terrenos e construções. Mas uma empresa está ajudando o governo usando drones para fiscalização.

As aeronaves estão sendo utilizadas em Pernambuco para combater a evasão fiscal, fazendo a medida correta de propriedades para o cálculo do imposto devido.

“Propriedades – principalmente em áreas mais afluentes – frequentemente são expandidas sem uma permissão oficial e aumentam de valor, mas o valor do imposto que precisa ser pago também aumenta e as pessoas não estão pagando essa quantia extra, então o governo está perdendo faturamento”, explica Paulo Resende, diretor da Crescite. A sua empresa foi contratado pela administração pública da cidade de Paulista-PE, para monitorar a expansão de propriedades e comparar com o que está registrado.

“A tecnologia dos drones irá nos permitir obter dados mais acurados destas propriedades com um custo eficiente, acelerando o processo de atualização dos registros de informação das propriedades e em última instância reduzindo a evasão fiscal”. A Crescite está utilizando um Phantom 4 da DJI, com software desenvolvido no Brasil, para inspecionar 20 mil propriedades em Paulista.

A iniciativa em Pernambuco é experimental. Uma vez comprovada sua eficácia, a Crescite pretende estender suas operações para outros estados.