Categorias

Empresa de realidade virtual quer mandar você para o espaço

Se você sempre sonhou em sair do planeta e conhecer o espaço, esta pode ser a sua chance. A startup SpaceVR quer transformar esse sonho em realidade para todos, mesmo que seja dentro da realidade virtual do Oculus Rift.

O projeto pretende enviar uma câmera 3D de alta resolução e capaz de filmar em 360 graus para um voo em direção à Estação Espacial Internacional para capturar imagens do espaço sideral, além de filmar os interiores da estação em órbita da Terra. Será possível conhecer a área onde ficam os residentes, os laboratórios de pesquisa e até fazer um caminha de 2 horas fora da estrutura do ponto de vista de um astronauta.

De acordo com Ryan Holmes, CEO da SpaceVR, o objetivo principal é “visualizar a Terra de fora da Estação. Ver todas aquelas estrelas. Ver a Terra girando por duas órbitas completas. Assim, nós poderemos ver o lado noturno e o lado diurno”. A empresa irá tentar provar o chamado “Efeito Visão Geral” que explica que contemplar a Terra como um pequeno ponto azul na vastidão cósmica permite enxergar a Humanidade com mais humildade e melhorar a sensação de que estamos todos conectados, sem fronteiras ou diferenças.

Apesar de disponibilizar o conteúdo filmado para Oculus Rift e outros dispositivos de realidade virtual para se obter a máxima imersão, a SpaceVR também irá liberar as imagens para visualização em computadores e dispositivos móveis. No momento, o projeto depende de financiamento e está planejando usar o poder do crowdfunding para obter a renda necessária para enviar a câmera para o espaço.

Se a SpaceVR conseguir concretizar a empreitada, a empresa já tem as próximas metas traçadas: enviar câmeras para distâncias ainda maiores. Entre os ambiciosos planos da startup, estão filmar um voo para a superfície da Lua em 2017, explorar um asteroide em 2022 e chegar até Marte em 2026.