Categorias

Empresa de segurança lança ferramenta gratuita para detectar presença de malware do Hacking Team

Aproveitando o vazamento de dados do Hacking Team, uma empresa de segurança criou uma ferramenta gratuita para verificar se você foi uma vítima de espionagem do grupo italiano.

A ferramenta batizada de Milano está disponível para download e foi criada pela Rook Security. Com esse programa é possível identificar sinais da presença de vulnerabilidades e arquivos utilizados pelo Hacking Team.

Milano pode fazer um rastreio rápido ou profundo do seu PC em busca de 93 binários do Windows e outros 40 arquivos que estão relacionados aos métodos de criação de spywares do fabricante italiano. “Estes arquivos foram analisados pela Rook Security e foram considerados de alta probabilidade de uso malicioso”, declarou um dos pesquisadores de segurança.

Os métodos de intrusão do Hacking Team se tornaram públicos depois do vazamento de 400GB de dados da empresa na semana retrasada. Entre os arquivos estavam e-mails e documentos que apontaram o caminho para vulnerabilidades inéditas em diversos programas.

Segundo os criadores do Milano, a ferramenta pode evoluir se novas falhas de segurança exploradas pelo Hacking Team forem descobertas. A análise do vazamento de dados da empresa ainda não foi concluída e novos problemas ainda podem aparecer.