O YouTube é responsável por mais de 90% dos vídeos compartilhados pelos brasileiros no Facebook e no Twitter. Cerca de 60% das fotos vem do Instagram, e mais da metade das notícias são do jornal O Globo, enquanto 38% do conteúdo de blogs compartilhados nas redes sociais vem do Blogspot.
Segundo informações da E.life, empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento em redes sociais, cerca de 280 mil posts de usuários brasileiros, feitos nos últimos cinco meses, foram analisados pela empresa através da ferramenta Buzzmonitor. A partir destes dados, a empresa listou quais as mídias mais compartilhadas nas categorias Blogs, Fotos, Notícias e Vídeos.
O Buzzmonitor foi lançado em dezembro, e analisa as atividades de usuários nas redes sociais, para transformá-las em dados estratégicos. Através destes dados, as companhias podem aprimorar seu relacionamento com os consumidores, criando campanhas promocionais e ações pontuais direcionadas ao público-alvo.
– Este é o primeiro estudo da E.life com olhar direcionado para o tipo de mídia compartilhada nas redes sociais. As informações compiladas são resultado de um crowdsourcing entre as milhares de marcas que passaram a utilizar voluntariamente o Buzzmonitor – afirmou Jairson Vitorino, CTO da E.life.
Confira uma lista com os canais mais compartilhados em cada categoria no Facebook e no Twitter:
Blogs
1 – Blogspot 38%
2 – WordPress 15%
3 – Outros 47%
Fotos
1 – Instagram 60%
2 – Twitpic 26%
3 – Flickr 12%
4 – Outros 2%
Notícias
1 – O Globo – 52%
2 – Folha de SP 14%
3 – Exame.com 7,3%
4 – Veja.com 7%
5 – R7 Notícias 4,7 %
6 – UOL Notícias 3,5%
7 – Terra Notícias 3%
8 – Vírgula 2,5%
9 – Extra (RJ) 2,5%
10 – Estadão 2,5%
11 – Outros 1%
Vídeos
1 – YouTube 90%
2 – Vimeo 4%
3 – Dailymotion 1,5%
4 – Outros 4,5%